O que deve e o que não deve ser tratado na pauta assuntos gerais

Viver ou trabalhar em um edifício é algo muito comum no Brasil. Só a região metropolitana de São Paulo ganhou cerca de 1000 condomínios residenciais nos últimos 5 anos. Esse tipo de construção representa aproximadamente 37% do total de domicílios paulistanos. Para administrar o condomínio os moradores devem se organizar e eleger um administrador ou síndico, para emitir regulamentações e administrar as despesas do condomínio, bem com realização periodicamente assembleias ordinárias e extraordinárias

Como essas assembleias podem ser eficazes? Já falamos em como deixar uma assembleia de condomínio mais agradável, no entanto, será que a pauta assuntos gerais ajuda a deixar mais eficaz? Veja um pouco mais  abaixo:

Pauta assuntos gerais
A pauta assuntos gerais deve dizer respeito a críticas e sugestões à administração do condomínio ou até mesmo novos itens para a pauta de uma próxima assembleia.

Uma das consequências de tratar qualquer assunto como assuntos gerais é que o condômino não será previamente informado sobre a pauta e como consequência dessa ação, pode haver um desinteresse na participação de uma assembleia. Por exemplo: Se o assunto “Regras para animais de estimação” não estiver explicito na convocação de uma assembleia, mas sim incluso dentro da pauta assuntos gerais, existirá uma probabilidade muito maior de um condômino que possui animais de estimação, que não são poucos, não se motivar a ir nessa assembleia, já que ele não viu nada do seu interesse . Em fim, sabemos que número de participantes de uma assembleia é pequeno, então podemos ir ajustado as chamadas para que essas sejam cada vez mais atrativas 🙂

Considerando que o assunto é assembleia, preparamos algumas dicas bônus para melhorar a reunião do seu condomínio.

Dicas úteis para melhorar as reuniões de condomínio:
Apenas uma pessoa deve falar de cada vez;
Evitar conversas privadas durante a reunião;
Ser o mais objetivo possível ao se referir ao tema a ser discutido;
Comentários e discussões devem abordar questões e ideias, não gostos pessoais;
Procure começar e terminar a reunião na hora marcada;
Evite voltar a um ponto que já foi discutido e votado;
Não permitir distrações (telefones celulares, agendas, conversas paralelas, etc). Uma sugestão e pedir para colocar os celulares no silencioso justificando que essa atitude deixara a reunião mais rápida;
É importante se definir tempo para cada tópico e cada intervenção.
Distribuir os editais de convocação com antecedência por escrito e entregue em cada apartamento e fixada no elevador e/ou por e-mail. Nos casos de condomínios que possuem um software para gestão como o Condomínios Virtuais, o síndico poderá anexar o edital na plataforma e avisar os condôminos vias sistema mesmo.
E no seu condomínio, a pauta assuntos gerais é utilizada de forma correta?

Fonte: Portal Síndico Profissional

O que deve e o que não deve ser tratado na pauta assuntos gerais

You May Also Like